Essa é minha primeira postagem nesse blog, então é bem importante que eu explique o objetivo dele!
Esse blog foi criado para compartilhar com meus amigos e minha família o que eu sinto e penso. Criei ele só agora porque estou prestes a embarcar em uma viagem que com certeza mudará minha vida e muitos conceitos meus. Estou indo para a Rússia em menos de 1 mês!
Mas antes de começar dizendo tudo sobre o meu intercâmbio, vou dizer um pouco a respeito de mim mesmo!
A primeira coisa que diz muito sobre o que eu penso hoje é o que eu valorizo. E pra ser sincero nunca valorizei pessoas esforçadas. Afinal, não importa o tanto que você se esforça e sim onde você empenha seu esforço. E é por isso, que cultuo e busco apenas o resultado! Só tem valor o impacto!
A segunda coisa que diz muito sobre mim é o momento que eu vivo, e a única palavra que pode descrever isso é mudança!
Antes de entrar na faculdade, eu percebi que eu era uma pessoa totalmente esforçada e persistente, mas isso não significa nada, pois isso só me levou a um lugar onde milhões de pessoas já estiveram: a universidade. Mas eu era uma pessoa tímida, com poucos amigos, séria, arrogante e que não conhecia tão bem a felicidade. E tudo isso me mostrava que eu precisava mudar, melhorar e superar aos outros e a mim mesmo! Foi isso que me fez ir para o novo mundo com um olhar diferente sobre tudo!
Hoje, quase quatro anos depois, sou presidente de um dos comitês locais da maior organização estudantil do mundo, a AIESEC. Aprendi a falar em público, a fazer bons amigos, a focar no resultado, a me divertir e muitas outras coisas... Vivi também momentos difíceis, como tomar pau em matérias, ser pressionado pela família para ser mais próximo, demitir um grande amigo da AIESEC, ficar longe da minha república para trabalhar entre muitas outras coisas, também!
E olhando para trás, não me arrependo de nada! E, para falar a verdade, tenho orgulho de estar em constante evolução!
E nessa de buscar desenvolvimento pessoal sempre, acabei criando uma regra que me ajuda a tomar decisões difíceis: tudo o que aprisione meus pensamentos e dificulte minha mudança não deve ser feito.
A terceira coisa que pode dizer muito sobre mim é com quem eu ando. Uma vez, eu ouvi uma frase extremamente preconceituosa que dizia "Diga-me com quem andas que te direi quem és!". E minha resposta a essa frase é: eu ando com quem eu quiser, tenho amigos de todos os jeitos e sou do meu jeito!
Tenho amigos colombianos, argentinos, indianos, russos, chilenos, americanos, canadenses, egípcios, ingleses, peruanos e uruguaios e sou brasileiro. Brasileiro cada vez mais orgulhoso! Orgulhoso de fazer parte desse povo receptivo e alegre! Orgulhoso de conhecer rock, samba, sertanejo, pagode, axé e metal. Orgulhoso de estar um dia em um show do Maiden em São Paulo e o outro curtindo o carnaval em Diamantina!
E é sobre isso que venho pensando muito: meu país!
Como fazer uma apresentação cultural na Rússia?
E é ai que a gente descobre o quanto gosta de estar aqui, o quanto gosta da sua terrinha e de seu povo!
Daqui 23 dias estarei contando sobre toda essa maluquice para crianças e jovens russos!
E passando frio!
Você sabe como é estar em um lugar a -20ºC ? Não?! Nem eu! Mas em breve vou ter esse choque térmico/cultural!
E falando sobre cultura, comecei a pesquisar um pouco sobre a cultura russa... e descobri algumas coisas engraçadas...
1. Aquelas letrinhas esquisitas que eles usam é o alfabeto normal. O nosso que é diferente e que não sabe outra língua não conhece as nossas letras. E para os que não sabem do que eu estou falando...
Росси́я = Rússia
привет = oi
Я бразильского = Eu sou brasileiro
2. Balalaika não é aquela vodka barata que a gente usa para deixar os bixos bebados, é um instrumento musical!
3. Sopa de beterraba é um prato típico! (Nesse momento minha mãe deve estar pensando: é... agora esse menino se deu mal...)
Mas tudo isso eu ainda não sei se é verdade... então só vou falar depois que eu presenciar!
E como sempre... Acabei criando algumas expectativas!!!
1. Ver neve!
2. Ver um rio ou lago congelado!
3. Ver um chapeuzinho peludo igual esses:
4. Ter certeza de que a gente pode ir tão longe quanto queremos!
5. Aprender como os Russos conseguem fazer tantos intercâmbios por projeto!
6. Tomar vodka russa!
7. Descobrir o que eles comem, além de beterraba!
8. Ver a Praça Vermelha
9. Falar muito sobre carnaval, samba, mulatas, torresmo, cervejinha gelada e futebol.
10. Ver uma Balalaika (o instrumento).
11. Sentir alegria.
12. Sentir medo.
13. Ser surpreendido.
14. Voltar muito melhor!
15. Ter muitas histórias para contar!
E com certeza terei muito mais expectativas! Mas por enquanto, fico na correria de comprar passagem, correr atrás de seguro saúde, arrumar meu segundo intercâmbio, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário