Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Trabalho e meu dia...

Olá amigos, familiares e foliões de plantão!

Agora a coisa é séria!

Para você que não aguenta mais se fazer a seguinte pergunta "What the hell is he doing in Russia?" eu tenho a resposta!

Vou falar sobre meu trabalho!

Bom, basicamente eu faço 2 coisas: a primeira é falar sobre o Brasil em lugares diversos... a segunda é guiar reuniões periódicas chamadas "speaking clubs" onde alguns russos ficam conversando em inglês sobre algum assunto.

A primeira tarefa realmente me chocou bastante!

No meu primeiro dia de trabalho, fui num hospital de crianças com Leucemia falar para elas sobre o Brasil.

A primeira coisa que vem na cabeça quando você entra num lugar como esses e vê várias crianças com a cabeça raspada, pálidas e sem forças é: "é impossível manter um sorriso no rosto em meio a tanta tristeza. Essas crianças não riem há semanas. Como eu posso sorrir nessa apresentação?"

A segunda coisa que vem na cabeça é "Se eu tenho uma vida tão boa, é impossível não sorrir! Eu preciso arrancar um sorriso delas! Elas merecem isso!", e nesse momento nada pode impedir você de fazer nada. Você ensina samba e capoeira para as crianças mesmo sem saber dançar.

E isso me lembra muito uma frase do filme Pearl Harbor "Não há nada mais forte que o coração de um voluntário.".

Me arrependo até agora de não ter fotografado aquele momento. Realmente me fez refletir muito e ter uma foto seria maravilhoso. (Lição aprendida: nunca esqueça de tirar fotos por mais que você esteja num momento de epifania).

Agora, vamos falar um pouco da segunda tarefa...

A outra tarefa é mais sussa! Basta saber falar numa mesa de cafeteria e conseguir puxar os outros pra conversa. E com certeza você fará excelentes amigos! E como eu aprendi bem a lição, ai está a foto!

Bom... chega de falar tanto sobre trabalho!

Vamos ao meu dia... Meu dia na verdade foram dois dias... e eu explico por que! Aguenta firme ai!

Vou começar contando a noite do natal...

Após ir em uma festa totalmente alternativa com os trainees na casa de uns dreadlocs, voltei para casa... E para deixar a aventura mais emocionante dei um cochilo no trem... e acordei há meia hora de Kriukova, a estação que eu tinha que ter decido! Nada que um taxi não resolva.

2:30 - Dormir
4:00 - Acordar

Acordei, tomei um banho, e fui para a estação pegar o trem para Komsomol´skaya. O fato é que você não conhece frio de verdade até esperar um trem às 5 da manhã na neve.

Depois de um trem e um metrô de leve, encontrei o pessoal da AIESEC. Depois de esperar todo mundo, pegamos outro trem e depois de 2 horas vendo paisagens absurdamente lindas florestas brancas de tanta neve tivemos um momento assustador: o trem começou a ficar devagar, devagar, devagar e parou... depois de uns minutos parados, andou mais um pouquinho e parou de vez... Problemas técnicos! Sorte que estávamos a 5 minutos da estação.

Depois pegamos uma van, e andamos mais uns 20 minutos para chegar no tal do orfanato para trabalhar.
É sério! O orfanato parecia um clube! Tinha salão de jogos, quadra de esportes, salas de aula com sofás, biblioteca, sauna, mini teatro, sala para desafios... e por ai vai!

Depois de falar um pouco sobre o Brasil e ensinar algumas brincadeiras brasileiras (anota ai no meu currículo que já fui cantor de Batata Quente!) recebemos a notícia de que o trem tinha desistido de funcionar e que passaríamos a noite no clube, digo, no orfanato.

Aproveitamos e fizemos outra festa de trainees por lá mesmo!

Festa, balada, noite no sofá e rumo a Moscow novamente! 8 da manhã estávamos lá... "E já que estamos por aqui, vamos ficar por aqui mesmo e conhecer algumas coisas!".

Tomamos um café da manhã no Mc Donalds e fomos para a Praça Vermelha, catedral de São Basílio, o túmulo do Lênin e o lugar onde se cortavam cabeças na base da machadada há algum tempo atrás!

Algumas histórias interessantes:

1 - Ivan, o Terrível, mandou cegar o arquiteto da catedral de São basílio para que ele nunca conseguisse fazer outra coisa tão bonita!

2 - Algumas pessoas, tem o costume de jogar moedas na onde se cortavam cabeças. Dizem que dá sorte e faz você viajar... Só se for pra encontrar o Lenin hahahaha

3 - Não se pode tirar fotos com a bandeira do Brasil na frente do túmulo do Lenin, senão o guardinha te xinga, ou pelo menos é o que supomos.

4 - Tem um puta shopping gigante na praça vermelha. Capitalismo 1 x 0 Socialismo.

5 - Tem milhões de lojinhas para turistas na praça vermelha, lotadas de Matrioshkas, Ushankas e outras bizarrisses bastante úteis para Cachaceiros/Vodkeiros e socialistas.

6 - Tem batata assada também! E é putaqueparivelmente foda!

Depois do dia de turismo, vamos para casa!

Não vale a pena descrever o caminho de volta, por que é igual a ida. Mas vale lembrar algo de extrema relevância: Neve é sussa! O que fode é a chuva!

A chuva faz a neve virar gelo. E escorrega bastante!

Hoje me tornei mais um praticante de Partoba (é igual Parkour mas praticado por idiotas)! Escorreguei chegando em casa e fui de bunda no chão! Mas é bastante prático, porque apesar de doer, não precisa colocar gelo...

Bom, vou dormir que já passou da hora!

Um beijo a todos os familiares!
Um abraço aos amigos!
E um "Se Foooode!" aos demais praticantes de Partoba!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Papai Noel me trouxe...


É verdade!

O bom velhinho existe!

Hoje exatamente às 2:10 da Manhã, ele passou aqui e me deixou um presente de valor sentimental e financeiro incrível: minha mala!

Valeu Santa! (Santa? Que Santa?! Santa Claus!)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

As regras do Universo Russo

Caros leitores, leitoras e leiteiros,

como vocês devem saber, a Rússia não se trata de um país diferente ou de um planeta diferente, se trata de um universo diferente, regido por leis diferentes e com uma lógica de funcionamento diferente. E após alguns dias de experimentos, cálculos e testes de hipóteses posso chegar a algumas conclusões a respeito das leis que regem o funcionamento desta outra dimensão:

1 - A comunicação não se dá por palavras e sim por movimentos estranhos e por uma lógica ainda não desvendada. Mas através deles é possível comprar qualquer coisa!
2 - Regra de ouro das compras em um supermercado Russo: Nunca, Never, Nie, икогда, compre 2 coisas iguais para comer! Afinal não gostar de uma delas significa não gostar de duas delas!
3 - Andar de meia em casa é o correto! Andar de sapato é anti higiênico e falta de educação!
4 - A portinha do metrô fica sempre aberta e fecha se você não passar o ticket! (Sim, ao contrário!) Tomem cuidado com isso, dói a canela e a mulher te xinga!
5 - Inversão russa reversa: na rússia não são os membros da AIESEC que orientam os trainees, são os trainees que orientam os membros da AIESEC!
6 - O mapa do metrô é teu pastor e nada te faltará!
7 - Pescadores conseguem pescar mesmo se o rio estiver congelado.
8 - Calças impermeáveis são impermeáveis dos dois lados, então não deixe entrar neve nos seus bolsos!
9 - Existem pontos de conexão entre universos paralelos chamados Mc Donalds e Subway.
10 - As escadas rolantes podem ter o tamanho que elas quiserem e você sempre passará por elas rezando para ninguém cair par atrás.
11 - Se você derrubar centavos de rublo você não precisa abaixar para pegar.
12 - Centavos de rublo podem ser bons presentes para brasileiros (principalmente se forem colecionadores de moedas) e além do mais custam apenas R$0,0005! (Marcão, seu presente já está guardado!)


Depois de falar tanta bobeira, me despeço de vocês! Talvez no próximo post eu fale um pouco mais sobre meu trabalho!

Até mais, galera!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Agora sim... Em Moscow!!!


Depois de 2 dias em São Paulo, algumas horas em Londres, Milhões de horas dentro de aviões, cá estou eu!

Vivendo a experiência mais maluca da minha vida!

Mas, começando do princípio, depois de 2 dias num hotel de luxo em São Paulo pago pela British Airways e depois de uma fila gigante no guichê (onde encontrei a Miriam, intercambista da AIESEC em Itajubá), consegui voar para Londres... E lá eu pude constatar alguns fatos...

1 - Neve de longe parece purê de batata!
2 - Ingleses dirigem ao contrário!
3 - King Tango Apple é um refrigerante muito ruim!
4 - No banheiro sai água quente da torneira e ar frio do secador de mãos.
5 - "Another box" não é a mesma coisa que "Notebooks"
6 - O café da manhã de Londres é muito mais gostoso!
7 - Fotos dentro do Aeroporto ficam estranhas!

Depois de tantos fatos, vamos a Moscow!

O vôo foi bem ruim, com bastantes turbulências e tive uma dor de ouvido absurda na hora do pouso, mas até ai está tudo certo, porque comi mais café da manhã no vôo e isso compensou tudo hehehe.

Eis que desço no aeroporto... Fatos:

1 - Nem as pessoas que trabalham no aeroporto sabem falar inglês.
2 - Minha mala não estava lá.
3 - Todos os documentos que eu preenchia para conseguir achar minha mala a mulher tinha que transcrever, porque todos os documentos devem ser preenchidos em russo!
4 - O dinheiro se multiplica quando você transforma ele em Rublos.
5 - O dinheiro não se multiplica o suficiente quando você é um turista!
6 - Todo mundo toma vodka! Até mesmo quando estão trabalhando!
7 - Não existem telefones públicos nos aeroportos!
8 - Meu celular não funciona em Moscow!

Depois destas constatações, fui tentar falar com as garotas da AIESEC daqui. Método: pedir celular emprestado (lembrando que as pessoas não falam inglês). Até que achei um gerente de taxistas que esboçava um inglês

"No problema, no problema. You can use my zel phone..."

Consegui falar com a Rada, e ela me disse que o melhor a ser feito era entra realmente pegar o taxi e não o trem.

É neste ponto que eu posso afirmar com toda convicção que o dinheiro russo não se multiplica o suficiente para os turistas!

6000 rublos é coisa pra C$%&!% !!!

Depois de 4 horas num taxi conversando por linguagem de sinal com o taxista, cheguei no meu host!

Marsha e Sarsha: são uma moça e um rapaz gente boas, recém formados e que trabalham com artes. Tem revista colada em toda a casa, muita tinta, esculturas e instrumentos musicais!

Fui recebido com pizza e caviar! Sim, caviar! Aqui é normal... Depois disso, só uma bela noite de sono pode reconfigurar nossa cabeça e concertar o cansaço!

16 horas dormindo...

Fui dar um passeio no parque, esquiar na neve e perceber que é impossível ir a um supermercado sem alguém junto! Não dá pra entender nada! Só tem letrinha esquisita (vulgarmente conhecido por alfabeto cirílico, ou em russo: кириллица)!

Depois recebi a notícia de que encontraram minha mala e que entregarão ela aqui em casa amanhã!

Agora consegui configurar minha internet! E estou já em paz! #nerdcomment

Amanhã vou encontrar o pessoal da AIESEC e ir trabalhar!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Uma homenagem...


Esse post é uma homenagem a um bêbado amigo meu...

Ao único bêbado que teria a capacidade de me ligar às 1:30 da manhã para me importunar avisando que está bêbado em Paris, voltando de uma balada e que pegou 4 minas.

Chiquinho, esse post é pra você!

Cara, você é um amigo ímpar e com certeza fará falta nas baladas na Rússia!

E saiba que haverá volta! E não se esqueça que a proporção de mulheres por homem na Rússia é muito maior que na China e terei muito mais chances para te estorvar!

Seu puto!

Quase tudo são flores...


É pessoal...

Estava eu há algumas horas no Aeroporto de Guarulhos com tudo pronto para embarcar.

Malas feitas.
Dinheiro trocado.
Check in feito.
Já tinha me despedido de meus pais.
Corredor do embarque.

Asa A. Portão 10.

"Senhor, a British Airway pediu para que seus passageiros se encaminhassem ao seu guichê."

Vôo adiado por tempo indeterminado devido às nevascas em Londres.

Meu deus... e agora?

Agora eu estou num hotel extremamente luxuoso em São Paulo, com direito a jantar, almoço, café da manhã, banheira de hidromassagem, internet, TV a cabo, cama de casal e todas as mordomias que alguém pode querer.

De quebra, o hotel é do lado de uma banca de revistas e consegui comprar um guia de Moscou que eu não estava conseguindo comprar em lugar nenhum!

E essa aventura está se tornando cada vez mais divertida e emocionante!

Um abraço a todos!

Quase no ar...


É amigos, familiares e demais espectadores...

A hora chegou!

São 3:15 da manhã... daqui a pouquinho estou indo para Guarulhos e daqui mais um pouquinho levantando vôo.

Se o dia de hoje tivesse um nome esse nome seria "Família"!

Hoje passei quase o dia todo com minha mãe arrumando a minha pequenina mala, comprando as últimas coisas e matando as saudades... Acho que faziam 2 meses que eu não voltava pra casa!

Aproveitei para passar na casa da minha Vó Dudu e falar um tchau pra ela.

Depois de arrumar um monte de coisa sai com meu pai para comprar umas cervejas, amendoim e mais "uns trem" para um Happy Hour.

Vi minha sobrinha tentando andar, bater palmas e falando "mamamamama" pra chamar minha irmã. Ela é uma figura mesmo! Tão atrapalhada quanto o resto da família!

Depois imprimi o que faltava para minha viagem.

Agora estou aqui... tão ansioso que não tenho nem sono pra dormir!

Ficamos por aqui e o próximo post virá direto de Moscou!

E tomara que dê tudo certo!