Olá amigos, familiares e foliões de plantão!
Agora a coisa é séria!
Para você que não aguenta mais se fazer a seguinte pergunta "What the hell is he doing in Russia?" eu tenho a resposta!
Vou falar sobre meu trabalho!
Bom, basicamente eu faço 2 coisas: a primeira é falar sobre o Brasil em lugares diversos... a segunda é guiar reuniões periódicas chamadas "speaking clubs" onde alguns russos ficam conversando em inglês sobre algum assunto.
A primeira tarefa realmente me chocou bastante!
No meu primeiro dia de trabalho, fui num hospital de crianças com Leucemia falar para elas sobre o Brasil.
A primeira coisa que vem na cabeça quando você entra num lugar como esses e vê várias crianças com a cabeça raspada, pálidas e sem forças é: "é impossível manter um sorriso no rosto em meio a tanta tristeza. Essas crianças não riem há semanas. Como eu posso sorrir nessa apresentação?"
A segunda coisa que vem na cabeça é "Se eu tenho uma vida tão boa, é impossível não sorrir! Eu preciso arrancar um sorriso delas! Elas merecem isso!", e nesse momento nada pode impedir você de fazer nada. Você ensina samba e capoeira para as crianças mesmo sem saber dançar.
E isso me lembra muito uma frase do filme Pearl Harbor "Não há nada mais forte que o coração de um voluntário.".
Me arrependo até agora de não ter fotografado aquele momento. Realmente me fez refletir muito e ter uma foto seria maravilhoso. (Lição aprendida: nunca esqueça de tirar fotos por mais que você esteja num momento de epifania).
Agora, vamos falar um pouco da segunda tarefa...
A outra tarefa é mais sussa! Basta saber falar numa mesa de cafeteria e conseguir puxar os outros pra conversa. E com certeza você fará excelentes amigos! E como eu aprendi bem a lição, ai está a foto!
Bom... chega de falar tanto sobre trabalho!
Vamos ao meu dia... Meu dia na verdade foram dois dias... e eu explico por que! Aguenta firme ai!
Vou começar contando a noite do natal...
Após ir em uma festa totalmente alternativa com os trainees na casa de uns dreadlocs, voltei para casa... E para deixar a aventura mais emocionante dei um cochilo no trem... e acordei há meia hora de Kriukova, a estação que eu tinha que ter decido! Nada que um taxi não resolva.
2:30 - Dormir
4:00 - Acordar
Acordei, tomei um banho, e fui para a estação pegar o trem para Komsomol´skaya. O fato é que você não conhece frio de verdade até esperar um trem às 5 da manhã na neve.
Depois de um trem e um metrô de leve, encontrei o pessoal da AIESEC. Depois de esperar todo mundo, pegamos outro trem e depois de 2 horas vendo paisagens absurdamente lindas florestas brancas de tanta neve tivemos um momento assustador: o trem começou a ficar devagar, devagar, devagar e parou... depois de uns minutos parados, andou mais um pouquinho e parou de vez... Problemas técnicos! Sorte que estávamos a 5 minutos da estação.
Depois pegamos uma van, e andamos mais uns 20 minutos para chegar no tal do orfanato para trabalhar.
É sério! O orfanato parecia um clube! Tinha salão de jogos, quadra de esportes, salas de aula com sofás, biblioteca, sauna, mini teatro, sala para desafios... e por ai vai!
Depois de falar um pouco sobre o Brasil e ensinar algumas brincadeiras brasileiras (anota ai no meu currículo que já fui cantor de Batata Quente!) recebemos a notícia de que o trem tinha desistido de funcionar e que passaríamos a noite no clube, digo, no orfanato.
Aproveitamos e fizemos outra festa de trainees por lá mesmo!
Festa, balada, noite no sofá e rumo a Moscow novamente! 8 da manhã estávamos lá... "E já que estamos por aqui, vamos ficar por aqui mesmo e conhecer algumas coisas!".
Tomamos um café da manhã no Mc Donalds e fomos para a Praça Vermelha, catedral de São Basílio, o túmulo do Lênin e o lugar onde se cortavam cabeças na base da machadada há algum tempo atrás!
Algumas histórias interessantes:
1 - Ivan, o Terrível, mandou cegar o arquiteto da catedral de São basílio para que ele nunca conseguisse fazer outra coisa tão bonita!
2 - Algumas pessoas, tem o costume de jogar moedas na onde se cortavam cabeças. Dizem que dá sorte e faz você viajar... Só se for pra encontrar o Lenin hahahaha
3 - Não se pode tirar fotos com a bandeira do Brasil na frente do túmulo do Lenin, senão o guardinha te xinga, ou pelo menos é o que supomos.
4 - Tem um puta shopping gigante na praça vermelha. Capitalismo 1 x 0 Socialismo.
5 - Tem milhões de lojinhas para turistas na praça vermelha, lotadas de Matrioshkas, Ushankas e outras bizarrisses bastante úteis para Cachaceiros/Vodkeiros e socialistas.
6 - Tem batata assada também! E é putaqueparivelmente foda!
Depois do dia de turismo, vamos para casa!
Não vale a pena descrever o caminho de volta, por que é igual a ida. Mas vale lembrar algo de extrema relevância: Neve é sussa! O que fode é a chuva!
A chuva faz a neve virar gelo. E escorrega bastante!
Hoje me tornei mais um praticante de Partoba (é igual Parkour mas praticado por idiotas)! Escorreguei chegando em casa e fui de bunda no chão! Mas é bastante prático, porque apesar de doer, não precisa colocar gelo...
Bom, vou dormir que já passou da hora!
Um beijo a todos os familiares!
Um abraço aos amigos!
E um "Se Foooode!" aos demais praticantes de Partoba!
hahaha.... boa, sou uma praticante de Partoba!
ResponderExcluir